terça-feira, 13 de abril de 2010

Alergia Alimentar - Intolerância


Uma coceira que não tem fim, uma vermelhidão e descamação na pele que provocam feridas pelas unhas do animal, vomitos e diarréias frequentes, pelagem ruim com queda de pelos? Sim, o seu amigo peludo pode estar com uma tremenda alergia! Substâncias químicas, aditivos e conservantes utilizados nas fórmulas de rações industrializadas também podem estar por trás desse problema. O que fazer?



Antes de tudo, consulte um veterinário, ele é a pessoa mais indicada nesses casos e certamente vai ter condições de lhe informar sobre tratamentos e medicamentos mais apropriados para acabar com esse incomodo ao seu amigo.



Sempre é bom e, você pode fazer isso, observar bem o seu animal analisando o que ele come, o seu "habitat" e produtos utilizados em sua higiene, valendo-se do critério da exclusão; oferecer ao animal um alimento ou produto que ele nunca tenha utilizado para observar a sua reação.

Uma causa bastante comum entre cães e gatos, é a alergia a carne bovina - derivados do leite, trigo e frango, mas já existem no mercado rações hipoalergêncicas, porém de custo elevado.

Uma dieta caseira a base de carne de ovelha, coelho ou peixe e mais uma fonte de carboidrato como arroz branco ou integral podem ser utilizados durante essa fase; durante essa dieta não oferecer nenhum outro tipo de alimento ao seu "peludo", pois serão necessários quarenta dias para observar o alimento oferecido; no mais é ter paciência. Em casos de ferimentos causados pela alergia, é conveniente consultar o veterinário que indicará alguns medicamentos para afastar riscos de infecções oportunistas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

LICENÇA DE USO

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.