terça-feira, 16 de outubro de 2012

Papinha desmame - uma noite tranquila


Leona já não fica com os filhotes, que já contam com quase 30 dias, naturalmente a falta do calor e do peito da mãe, são motivos para uma noite de chorinhos. Percebi então que chegou a hora da papinha que faço sempre nesse tempo de transição. Entendam que essa papinha vai engrossando aos poucos até que eles possam mastigar bem a ração, não é para sempre (minha cunhada, alimentou a cadela dela com essa papinha por muito tempo e então a cadelinha só aceitava essa alimentação e, de colher!). O ideal é que o liquido dá uma amolecida na ração seja diminuido gradativamente, de caordo com o surgimento dos dentinhos, não é difícil.
As medidas você pode adaptar, estou usando as medidas abaixo para cada um dos filhotes e são bem pequenos; Ofereço no começo da noite, depois, com a aceitação, vou aumentando as vezes, até que estejam totamente desmamados.

Uma xicara de (café) de  ração para filhotes (escolha uma boa marca)
Misture a metade do leite com água para que juntos somem metade da xicara de cafe;
Aqueço esse liquido deixando morninho; ponho a ração e amasso bem devagar (não totamente, deixo granulado), tem que ser morninho senão a ração não se desmancha.

Depois que comem, eu retiro o prato e se sobra alguma coisa eu jogo fora, não reutilizo, normalmente as rações para filhotes já têm leite; com a aceitação, deixo o leite e passo a juntar somente água morninha, com o tempo retiro a água e deixo só a ração em pedacinhos e depois - eles já atacam o pratinho!.
Poderia comprar, no mercado existem muitas marcas de reconhecido valor, mas, aqui eu tenho vários filhotes, prefiro eu mesma fazer com todo carinho do mundo, afinal em breve eles enfrentarão uma nova jornada e é preciso preprá-los.

16 comentários:

  1. mesmo dando a papinha tem que dar água para ele ?
    Ou se não com guando tempo,eles podem começar a beber água ?

    ResponderExcluir
  2. Oi! Eu ofereço água pra eles, mesmo a papinha tendo água. Eles bebem um pouquinho.

    ResponderExcluir
  3. Oi, gostei muito do post! Esse leite que você usa é o leite comum(integral)?

    ResponderExcluir
  4. OI GENTE ! ESTOU COM DOIS FILHOTIMHOS DE BORDER COLLIE DE 25 DIAS. OU A PAPINHA DESMAME 2 VEZES AI DIA (NA HORA DO ALMOCO E ANTES DE DORMIR) E NOS INTERVALOS DOU LEITE ZERO LACTOSE A CADA 3 HORAS! ELES PARECEM ESTAE BEM. EU SÓ NAO OFERECI AGUA AINDA! DEVO OFERECER?

    ResponderExcluir
  5. Oi estou com um filhote de 3 semana ele não bebe e não come nada que oferece pra ele, ele só procura o peito da mãe oque devo fazer ? Se alguem poder ajudar da uma dica ou algo do tipo, grato dez de já obrigado.!!

    ResponderExcluir
  6. Estou com um filhote de menos de 20 dias que encontre o no lixo. já posso fazer essa papinha? E como dou para ele deixo mais ralinha e longo na mamadeira? estou dando so leite para ele mas tenho medo de verme e como ainda nao posso dar o remedio para verme quero evitar o leite. Me ajudem por favor.obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Papinha na mamadeira ele vai engasgar. O ideal é o leite de cabra que se assemelha ao leite da mãe

      Excluir
  7. Estou com um filhote de menos de 20 dias que encontre o no lixo. já posso fazer essa papinha? E como dou para ele deixo mais ralinha e longo na mamadeira? estou dando so leite para ele mas tenho medo de verme e como ainda nao posso dar o remedio para verme quero evitar o leite. Me ajudem por favor.obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realize o desmame dos seus filhotes, existe varias marcas de papinhas prontas no mercado pet... ou vc pode fazer sua própria papinha em casa... procure uma ração super premium e processe no liquidificador... ahhh e pode oferecer água aos seus filhotes só não forçe muito a barra!!! Aos poucos eles vão pegando o jeito!!! Boa sorte

      Excluir
    2. Realize o desmame dos seus filhotes, existe varias marcas de papinhas prontas no mercado pet... ou vc pode fazer sua própria papinha em casa... procure uma ração super premium e processe no liquidificador... ahhh e pode oferecer água aos seus filhotes só não forçe muito a barra!!! Aos poucos eles vão pegando o jeito!!! Boa sorte

      Excluir
  8. Estou com 8 filhotes de Rottweiler hj com 25 dias de vida... infelizmente a matriz faleceu quando eles tinham 5 dias de vida... adotei o leite Pet milk e de uns 2 dias pra cá realizei o desmame... A papinha é preparada com 1 xícara da ração de filhote da marca ossobuco super premium, 1 medida de pet milk, 1 copo de água fervente, 0.5ml de cálcio, 1ml Glicopan gold,1ml de probiótico... vai ficar escura por conta do glicopan... mais é muito nutritiva e saborosa adaptação 100% efetiva na minha cria... estou dando na mamadeira duas vezes ao dia 20ml cada filhote (cortei o bico pra facilitar a passagem)... no total 40ml ao dia cada um!!! Estão fortes é uma fofura só... ahhh e água ofereço na mamadeira regularmente.

    ResponderExcluir
  9. gente acabei de pega um cachorrinho mas não sei quanto mês tem mas ele anda pouco e os olhinho já aberto dei papinha ama sei a raçoa na aguinha morna ele comeu e dormiu tem que faz direito isto como faz pra cuida dele ?

    ResponderExcluir
  10. Estou com uma filhote de Pug, que está sem querer comer e muito quietinha, ja esta vacinada e só falta uma remifugação. Papinha, ração nada ela aceita. Posso dar leite? Qual tipo

    ResponderExcluir
  11. Gente me ajude estou com o coração partido, pois ja fiz de tudo e ela nada. Hoje de madrugada ela acordou tontinha. Posso fazer essa papinha com Leite? Posso fazer sopinha de legumes pra ela?

    ResponderExcluir
  12. Da pet milk ou support dog, são leites substitutos do leite de cachorra

    ResponderExcluir

LICENÇA DE USO

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.