quarta-feira, 6 de julho de 2011

Seu cão está comendo muito rapido? CUIDADO!


 Todos os dias vamos até o nosso Canil alimentar nossos animais (isso eu não deixo ninguém fazer – só minha filha n. 2) e, entre eles, existe um que come rápido demais, as vezes até engasga! Fiquei preocupada mas, perguntei a Dra. Zilah Braga que  me explicou o seguinte:

De antemão ela me avisou que não há nada errado com Pulguinha (o ágil comedor), seu apetite voraz e ansioso pode ser resultado de uma cria grande (muitos irmãos) e daí que ele está demonstrando um comportamento muito comum entre cães, o de guarda; ele come para salvar a sua comida antes que alguém a coma. Nesse caso, vomitos podem acontecer e também provocar pela rápida ingestão, uma dilatação gástrica conhecida como “volvo.” Uma condição grave e que pode ocorrer quando o cão engole muito ar durante uma refeição causando distensão do estômago e predispondo-o a torcer sobre si mesmo.



É aconselhável alimentar o animal com pequenas quantidades e mais vezes, assim ele vai ingerir menos alimento e não vai agredir tanto o seu pequeno estômago. Mas, com essa aflição pela comida, o animal pode, também, desenvolver agressividade, principalmente se existem outros cães (o que acontece no canil); nesse caso, ela nos aconselhou a alimentá-lo separadamente para que ele não se sinta ameaçado. Outro truque que pode ajudar é o de colocar a comida nas mãos e oferecer ou de vez em quando, colocar algo gostoso no comedouro enquanto ele estiver comendo para que assim, ele perceba que não estaremos tirando a sua comida.

Com esses conselhos esperamos ajudar o Pulga[i] a comer com paciência e ter  mais saúde.



[i] O nome Pulga tem sua razão no tamanho, ele é muito pequenino.

25 comentários:

  1. Realmente, passamos por um problema semelhante em casa, nossa filhote de doberman, de 4 meses, come desesperadamente, mas o canil é somente dela, e ofereço a ração três vezes ao dia, engasga e faz vômito, faço questão de sair com ela para o jardim, e por vezes fica também conosco na área de serviço, somente não acessa os cômodos internos da casa, já não sei o que fazer com ela!

    ResponderExcluir
  2. Oi Sonia! Muito grata pela visita! A solução para sua Dobermam seria fracionar mais ainda as porções. Passe a oferecer pouca quantidade em mais vezes. Funcionou conosco. Espero que dê certo com você. Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. a minha pastor belga com pastor alemão está muito magra o veterinário falou que ela pode chegar aos 35 kilos mas ela esta com 15 kilos e dou a ração a ela como o veterinário me explicou coloco de manhã deixo 10 minutos se não comer retiro e guardo para a próxima refeição que é de meio-dia mas daí ela também não come , somente depois de 3 dias e só lambe e deixa cair algumas no meio do caminho e sai e ela brinca corre e não tem problemas nenhum nem carapatos e nem pulgas e recebi o lombrigueiro 1 vez em cada 3 meses então o que fazer estou muito triste e desanimado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jão, grata pela visita! Você já tentou oferecer a ela um outro tipo de alimetação? Caseira, natural? As vezes o cão não suporta a ração; o meu é assim, toda vez que come (quando come), vomita tudo. Faça um teste, aposto que ela vai gostar. Meu irmão passou por um problema como esse, mas ele não quis mudar a alimentação e doou a cadela para um veterinário. Mas eu aconselho sim a mudança. Nesse site vc tem mais informações www.cachorroverde.com.br
      Espero ter ajudado você a ajudar a sua amiga peluda.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Não sei o que fazer. Meu filhote de yorkshire tem 7 semanas e come desesperado. Coloco a comida e ele come em 1 segundo e depois continua faminto. Não sei a quantidade exata de comida, mas estou dando em torno de 60gr 4x ao dia e estou achando muito. Só que ele sente muita fome, uma vez vomitou ao acordar de manhã de tanta fome. O que eu posso fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu conselho é que vc coloque pouco no prato e aumente as refeições, se ele come 3 vezes, aumente para 5, mas mantenha a quantidade, vc só vai dividir. Dê umas voltinhas com ele pela manhã e a tarde, cães estressados comem demais e muito rápido.

      Excluir
  6. meu cãozinho,teve recentemente doença do carrapato,ficou uma semana internado,ja em casa ele come muito rápido,as vezes vomita e quando está comendo ele chora muito mas não para de comer.Gostaria de saber se tem alguma relação e oq eu posso fazer em relação a isso,pois ja to com medo de deixar ele comer sem ter alguém monitorando.obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Tenho um pinscher com tres meses, ele come muito e rapido. Tenho a sensação que se eu colocar o saco ração ele comerá todo de uma so vez. Só tenho ele e trabalho o dia todo alimentando ele pela manha antes de sair e a noite. O que posso fazer para acabar com esse comportamento? Obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Olá, tenho um pastor belga com um mês e pouco, ele come muito rápido e quando acaba de comer chora muito, me parece que é de dor. não só, ele soluça muito durante o dia. obrigado.

    ResponderExcluir
  9. Olá , tenho um pinscher e ele come muito rapido , devido a isso ele se engasga facilmente , o que devo fazer para ele comer devagar ? obrigada.

    ResponderExcluir
  10. Olá, Dr Pet
    O meu Bruce e um srd( misturado das raças pitbul e dálmata). Ele já está adulto e pesa mais ou menos 40 kg. Elee come racao duas vezes por dia por recomendação do veterinário, pois ele estava acima do peso pró tamanho dele. Ele come a mesma ração há 8 meses. Há quase dois meses uma ou duas vrzes por semana, ele vem vomitando a ração inteirinha o dono da casa de rações disse q é normal, mas não estou em condições financeiras para levá-lo no veterinário. O que faco? Devo trocar a ração?

    ResponderExcluir
  11. Meu cachorro comeu a ração muito rápido, ele é uma mistura de Fila com pé duro. Logo depois de comer ele começou a gemer como se estivesse sentindo dor. O que eu faço? Minha cidade não tem emergência.

    ResponderExcluir
  12. Olá eu queria saber se tem alguma dica para a minha cachorrinha? ela tem dois meses e é uma mistura de pitbull com fila a é ela come muito rápido ela não mastiga ela suga a ração o que eu faço??

    ResponderExcluir
  13. Olá eu queria saber se tem alguma dica para a minha cachorrinha? ela tem dois meses e é uma mistura de pitbull com fila a é ela come muito rápido ela não mastiga ela suga a ração o que eu faço??

    ResponderExcluir
  14. Olá, eu tenho uma Vira-lata, de 4 anos, que estar comendo muito rápido e sempre estar com fome, e não engorda, já fiz vários exames e nada atestou, gostaria de saber se você pode me ajudar? e como resolver esse meu problema.

    ResponderExcluir
  15. Olá, eu tenho uma Vira-lata, de 4 anos, que estar comendo muito rápido e sempre estar com fome, e não engorda, já fiz vários exames e nada atestou, gostaria de saber se você pode me ajudar? e como resolver esse meu problema.

    ResponderExcluir
  16. Tenho um filhote de labrador de 4 meses, ele come igual um doido, & as vezes até se engasga, & perde o fôlego de tanto que ele come mto rápido, oque faço .

    ResponderExcluir
  17. Ola. Minha cadela tem 1 ano. Quando ela acaba de comer fica mto tempo chorando. O que pode ser? Jah troquei de ração. Mas n mudou nada.

    ResponderExcluir
  18. Ola. Minha cadela tem 1 ano. Quando ela acaba de comer fica mto tempo chorando. O que pode ser? Jah troquei de ração. Mas n mudou nada.

    ResponderExcluir
  19. Minha cachorra depois que teve tétano ela come e as vezes engasga e solta uma secreção muito grossa, os olhos fica escorrendo lágrimas e olhos parado da impressão que está morrendo. e o corpo dela está rígido,fiz o tratamento do tétano isso o tétano já fez 1 ano.como ajudar minha cachorra quando ela engasga tem algum medicamento que possa dar?

    ResponderExcluir
  20. Minha cachorra depois que teve tétano ela come e as vezes engasga e solta uma secreção muito grossa, os olhos fica escorrendo lágrimas e olhos parado da impressão que está morrendo. e o corpo dela está rígido,fiz o tratamento do tétano isso o tétano já fez 1 ano.como ajudar minha cachorra quando ela engasga tem algum medicamento que possa dar?

    ResponderExcluir
  21. Meu cachorrinho scooby tem cinco meses ele é muito agitado corre muito e é esperto e arteiro deixou um chinelo na porta ele pega na hora mais hoje depois das quatrofui brincar com ele é ele tava quentinho nem quis sair da casinha não quis comer a ração da noite e fui ver como ele estava e ele está envolta da boquinha com espuma Branca e ddefecou diarreia com um cheiro de podre oq posso fazer

    ResponderExcluir
  22. oi Dr, temos um filhote com poucos dias, hoje aconteceu uma coisa que desesperou a nós todos, colocamos a porção de ração dela e ela comeu desesperadamente rápido, após comer, ela ficou agindo estranho, ai notamos que ela estava engasgada, foi ficando sem respirar e a sua lingua ficando roxa, os olhos fechando, ninguém sábia oque fazer, até que eu peguei uma seringa e injetei uma pequena quantidade de água diretamente na sua garganta, assim ela ficou normal, mas, como devemos agir diante de uma situação dessa ?

    ResponderExcluir

LICENÇA DE USO

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.