segunda-feira, 11 de julho de 2011

Animais de estimação e envelhecimento - você está preparado?

Bolinha já está na meia idade e aqueles lindos saltos, ficaram no passado, agora ele já não possui "molinhas" de impulsão nas patinhas e por isso, nosso cuidado com ele está sendo redobrado - mas a sua fabrica de "sementinhas", continua a mil!

Como recebi e-mail sobre esse tema, onde a Dra. Becker orienta os donos de animais idosos,

Assim como com os seres humanos, animais de companhia também mostram sinais de idade com o passar dos anos.


Você pode perceber que seu cão passa a levantar-se mais lentamente após uma soneca. Seu gatinho pode não saltar até as superfícies altas o que frequentemente fazia , e, ainda, se assutar quando você chega por trás dele.

A medida que envelhecem, animais de estimação sofrem para se locomoverem, diminuiem acuidade visual e auditiva e outras alterações relacionadas com a idade.

Não importa a idade do seu animal de estimação, você deve discutir quaisquer alterações comportamentais ou físicas logo que percebê-las na primeira vez, com seu veterinário para descartar uma condição subjacente.

Se os problemas são uma conseqüência natural do envelhecimento, não se desespere. Existem muitas, muitas coisas que você pode fazer como um proprietário para ajudar seu cão sênior ou gato a se ajustar às mudanças provocadas pela envelhecimento e continuar a desfrutar de uma excelente qualidade de vida.

Fontes:

• MySanAntonio.com 27 de Maio de 2011

O assunto acima, sobre os sinais de envelhecimento dos animais de estimação está recebendo mais atenção ultimamente por que estão vivendo mais e, seus donos estão interessados em mantê-los felizes e saudáveis por muitos anos.
Comentários Dr. Becker:
Como proporcionar qualidade de vida ao seu cão

Uma das melhores maneiras de manter seu animal de estimação em boa forma ao longo da vida, é se concentrar no que chamo de três pilares da saúde: alimentação apropriada para as espécies; um corpo com músculos bem trabalhados e, um sistema imunológico equilibrado e funcional.

• Alimentando seu animal de estimação com alimentos naturais é a base para uma saúde vibrante.

• Mantendo seu companheiro ativo fisicamente irá prevenir a obesidade e os problemas de saúde que surgem na meia-idade e em animais idosos, como diabetes. Atividade física ao longo da vida de seu cão ou gato também vai manter sua mente estimulada e ajudar a prevenir ou retardar o declínio cognitivo.

• Um sistema imunológico equilibrado responde adequadamente para proteger seu animal de estimação de patógenos oportunistas, mas não é aconselhável o exagero, criando condições alérgicas ou uma desordem auto-imune. A melhor maneira de manter o seu cão ou do gato com o sistema imunológico forte é evitar over-vaccinating no seu animal de estimação.

O que fazer com a perda auditiva em animais mais velhos

Se você suspeita que o seu animal de estimação não ouve tão bem como antigamente, convém observar seu comportamento. Sinais de diminuição audição podem incluir mais sonecas do que o habitual ou parecendo ignorar ruídos que costumavam acordá-lo como o barulho de um brinquedo favorito ou o zumbido de um abridor de lata elétrica.

Se você está convencido que a audição de seu animal de estimação não é tão forte como antes, deve falar com o seu veterinário para descartar problemas médicos que poderiam interferir na audição.

Compreenda que seu animal de estimação pode perder parte ou a totalidade de sua audição quando envelhece, portanto, é importante ter alguns truques para ajudar você no ajuste da situação.

• Usar sinais de mão e fazer contato olhando nos olhos irá ajudá-lo a se comunicar com seu animal de estimação quando a audição estiver falhando. Seu cão pode ser facilmente treinado, se ele não reconhecer sinais de mão para vir e esperar.

• Aproxime-se de seu animal de estimação dormindo se ele estiver de costas para você com cuidado. Conhecer sua presença vai reduzir a chance de assustar seu cão ou gato. Brinquedos, em particular, tendem a assustar facilmente, portanto, para se comunicar com seu gato de audição alerte-o com um toque brando, seja gentil na sua abordagem.

• Você pode colocar um pequeno sino na coleira do seu animal, assim mesmo se ele não ouvi-lo chamando ou aproximando-se, é possível ouvi-lo ou localizá-lo facilmente.

• Seja extremamente cauteloso ao permitir um animal de estimação com perda auditiva, sair ao ar livre. Seu cão ou gato necessariamente não vai ouvir o perigo que se aproxima e, por isso, deve ser bem seguro por uma coleira que domine todos os seus movimentos, a menos que ele esteja em uma área protegida como um quintal cercado.

• Se seu gatinho está acostumado a ficar vagando no bairro, é hora de diminuir seu território e limitá-lo a um local seguro num pátio ou varanda. Se isso não puder ser feito, infelizmente, para sua segurança, é deixar o seu animal dentro de casa.

Dicas para cuidar de um animal de estimação sênior com visão fraca

A causa mais comum de perda de visão em animais idosos é catarata.

Se a aparência dos olhos de seu animal de estimação parece estar mudando, por exemplo, se eles já desenvolveram uma tonalidade de cinza-azulado, é tempo para uma visita a seu veterinário ou um oftalmologista veterinário para um diagnóstico. Às vezes, uma mudança na aparência dos olhos não significa que visão de seu animal de estimação está prejudicada, como no caso de outra condição de olho comum de animais de estimação mais velhos chamada esclerose nuclear.

Se seu veterinário afirmar, após exames que seu animal de estimação, de facto, está com perda da visão e não há nada que você possa ou deva ou fazer para tentar melhorar a situação medicamente, não desanime. A maioria dos animais de estimação que experimentam a perda gradual da visão se adaptam tão bem, porque desenvolvem mais seus outros sentidos. Muitos donos ficam chocados ao saber que seu cão mais velho ou gato é tecnicamente cego.

Catarata pode ser causada pelo diabetes, então, novamente, é importante manter seu animal de estimação com um peso bom ao longo de sua vida.

Catarata também pode ser causado por toxicidade, portanto, manter vacinações e todas as outras drogas e tratamentos de pragas e parasita para a quantidade mínima necessária prevenem ou tratam a doença.

Outras sugestões:

• Mirtilos são uma fonte rica em flavonóides, que tem propriedades antioxidantes. Quando tomado em forma de cápsula combinada com vitamina E, protege o tecido do olho dos seres humanos e interrompem a sua progressão em 97 por cento no caso do estágio inicial. Esta fruta é segura para cães, por isso é certamente algo que poderia ajudar e não irá prejudicar seu animal. Integrativa Therapeutics Boldo extrair.

• Deixar um rádio, televisão ou outros ruídos de fundo quando seu animal ficar em casa sozinho, isto lhe dará um ponto de referência e também deve ajudar nos ruídos que podem assustar.

• Evitar ficar movendo móveis, o ideal é limpar e minimizar a desordem; é mais fácil para seu animal andar através da casa, diminuindo a probabilidade de ficar desorientado ou se ferir. Encobrir superfícies escorregadias para manter a confiança de seu animal de estimação em superfícies lisas.

• Use aromas naturais como produtos de aromaterapia (eu uso óleo de lavanda) para 'marcar' manchas especiais em casa, por exemplo prato da água do seu animal de estimação.

• Não mude a tigela do seu animal de lugar , assim como não mova também a caixa de areia do seu gato; mantenha a rotina diária, um ambiente familiar será especialmente importante para animais de estimação idosos com faculdades diminuídas.

Animais idosos e a incontinência

Algum grau de incontinência urinária geralmente, acontece em animais de estimação quando do envelhecimento. Se você estiver percebendo urinas em vários locais em um, naturalmente a primeira coisa que você vai fazer é visitar seu veterinário.

Animais de estimação mais velhos podem desenvolver problemas pélvicos ou bexiga fraca, que pode resultar em incontinência urinária. Além disso, se seu cão, por exemplo, tem sinais de demência canina, por exemplo, o seu cão pode apenas esquecer que você sabe que ela precisa sair, então a urina transborda.

Algumas sugestões para ajudar um animal de estimação com incontinencia.

Se seu animal é um canino, você vai querer começar a sair mais vezes para ele fazer suas necessidades.

• Cães com incontinência relacionadas com a idade podem ser equipados com bloomers cão ou fraldas absorventes-você pode até mesmo usar fraldas descartáveis humanas e cortar um buraco para a cauda. No entanto deve ser lembrado que a urina é ácida e a fralda deve ser trocada várias vezes ou removida durante um tempo para observar se ao retirá-la, ele faz esse controle novamente.

• Se seu animal de estimação é incontinente principalmente durante o sono, há camas de incontinência animal de estimação que funcionam, puxando a umidade do animal e para baixo em uma bandeja.

• Se seu gatinho sênior é está eliminando fora da caixa , pode ser que o motivo nem seja incontinência, outras causas podem eventualmente aparecer e é aconselhável que você consulte o seu veterinário.. Talvez você precise alterar o tipo da caixa de areia, por exemplo, se os lados são elevados. Talvez você precise mudar a caixa para o primeiro andar, por exemplo, ou para um local que se sente mais seguro para seu gatinho. Talvez você precise colher e/ou limpar a caixa com mais freqüência. Se você tiver mais de um gato e compartilham a mesma caixa talvez providenciar uma outra seja uma solução definitiva. Alguns donos de animais com incontinência idosa, tomam a decisão de substituir tapetes por revestimento que é fácil de limpar e desinfetar.

Como você pode ver, há uma abundância de coisas que, o dono de um animal de estimação na fase de envelhecimento pode fazer para ajudar seu cão ou gato envelhecer graciosamente e com dignidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LICENÇA DE USO

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.