sexta-feira, 15 de abril de 2011

Caminhar com meu cão sem coleira – Como faço para ensinar


 




Fico maravilhada quando meu vizinho (acho até que já falei disso aqui), sai com a sua cadela Mabel para caminhar. Além de um hábito super saudável, o que mais me  encanta é que ela, a cadela, vai sem a coleira  e a guia, mantendo-se, durante toda a caminhada, ao lado do seu dono. Imagine se eu, com Bolinha, Cliford e Dudu, saíssemos para caminhar! Seria um caos! Eles não ficariam comportados, correriam para rua e quanto mais eu chamasse, mais eles se afastariam!
Para os cães, a caminhada é um momento impar em suas vidas e, diferentemente dos cães que vivem pelas ruas, que passam o dia inteiro em ruas movimentadas, ao ar livre, vendo pessoas passando, carros, etc, são ao meu ver, situações estimulantes  que nossos cães não vivenciam. O s cães de rua também são mais propensos a terem experimentado algumas das conseqüências mais tristes  de vaguear, como brigas com outros cães, foram perseguidos e expulsos de lojas, atropelados por um carro, ou encontrando frio e fome. Muitos provavelmente já aprenderam  de maneira dura, o  que pode acontecer se eles tiram os olhos de seus responsáveis. O  cão de estimação é normalmente protegido de traumas, por isso tem boas razões para acreditar que a grama é mais verde um pouco além dos limites da coleira, e então, estão sempre querendo puxar a frente para ver que tesouros podem estar um pouco além do alcance.

Mas, é certamente possível treinar um cão a andar educadamente ao seu lado, com ou sem coleira. Na verdade, os adestradores ensinam com mais progresso sem coleira primeiro e, só depois, introduzem uma coleira no processo. Mas, para alcançar o nível confiável é preciso uma quantidade razoável de habilidade e um investimento de tempo muito grande, e isso definitivamente não é uma forma segura de se locomover com um cachorro nas calçadas em meio a tráfego e outros perigos. Para ver o seu cão andando sem coleira e educadamente, é aconselhável se inscrever em aulas  de adestramento e  obediência e depois, escolher um local tranquilo para treinar essa nova habilidade. Mas comece usanso a coleira, o simples ato de caminhar e se acostumar com os elementos da rua, já vai preparando o seu cão para s treinamentos sem a coleira. Pense nisso, vai ser seguro, para você e seu amigo “peludo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário

LICENÇA DE USO

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.