sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Cachorro pode comer alimentos cozidos?

Sim! Eles podem!!!! "Tadinhos", passam a vida toda comendo croquetes sem gosto, cheios de aditivos artificiais, as vezes contaminados e ainda por cima, falam que é saudável...! Eu lembro que meus cães (quando eu era criança, na minha casa tínhamos muitos), viviam muitos anos, com saúde perfeita. Talvez pelo fato de comerem também de forma diferente; alimentos naturais, sem química - nós comíamos assim, lembram?

E, diante de tantos pedidos de informações sobre o que dar aos cães que não suportam rações industrializadas, seja por alergias ou mesmo intolerância, trago hoje alguns esclarecimentos sobre o assunto. Fiquem sabendo que já existem Chefs que cozinham para cães e gatos de forma balanceada e nutritiva ,sem nada dever às alegadas vantagens dos nutrientes existentes. Mas veja bem: nada de usar microndas! O  alimento deverá ser cozido em pouca água ou no vapor, em fogão tradicional e deverá ser o mais natural possível. Ossos? Nunca! Uma rara exceção seria o pescoço de frango (muita gente oferece aos seus cães). Vejam o que aconteceu com o Bolinha, é perigo na certa! Por esta razão a dieta cozida deverá ser suplementada de cálcio.

Outra coisa a ser lembrada diz respeito aos cuidados com a limpeza dos dentes do animal para evitar tártaro, escovado periodicamente (peça nos pet shops para fazer a limpeza os dentes e oferecendo pedaços de cenoura crua ou algum biscoito bem rigido ou até um osso grande cru, para promover prevenção do tártaro.

De acordo com o site cachorroverde.com.br,  a dieta cozida será composta de:
40-50% de carnes desossadas (frango/bovina/ovos/peixe)
20-30% de grãos cozidos (arroz, aveia) - leguminosos cozidos (lentilha, quinua)/ tubérculos cozidos (batatas, mandioquinha, inhame/pão integral)
10-20% de Legumes e verduras e vegetais folhosos (abóbora, vargem, ervilha torta, pimentões, beterraba, abobrinha, quiabo, couve manteiga, rúcula)
Suplementos - Iogurte Natural, levedura de cerveja, cálcio, óleo vegetal (azeite de oliva) ou animal (óleo de peixe)
Por enquanto é só, mas em breve, volto com outras dicas sobre alimentação cozida para cães.

Um jantar para um amigo


Ingredientes:
1 quilo de frango moído ou peru moído, levemente cozido
2 xícaras de cuscuz embebido em água fervente (ou outro grão favorito)
4 batatas médias, cozidas e amassadas
3 cenouras
2 maçãs, lavadas (sem as sementes)
1 abobrinha
1 xícara de salsinha picada
Instruções:
Triture as cenouras, as maçãs, a abobrinha e a salsinha no processador de alimentos e misture aos demais ingredientes.  Esse alimento pode ser separado em recipientes individuais e congelado.
(Fonte: Ann Martin, pesquisadora de Pet Food)




17 comentários:

  1. Olá, hj minha cachorrinha fez um rx e la apareceu que ela esta com o figado aumentado, não é muito, mas esta maior que o normal, ela come bastante coisas que eu como, e é essa a minha duvida que gostaria que me ajudasse, ela come maça, pera, atum enlatado, beringela refogada, e de manha um mexido de 1 ovo e 2 ou 3 claras divido e dou um pouquinho pra ela, será que isso pode ser a causa.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Olá. Você tem dado as sementes da maçã pra ela? Não pode. São toxicas para animais.Os meus comem da minha comida, as exceções são passas, sementes de uva e maçã e chocolate e cebola crua. Gorduras só as do peixe (como voc~e eu ofereço atum enlatado. Faça um exame de sangue.

    ResponderExcluir
  3. E procure para isso um veterinário, só ele vai poder lhe orientar mais profundamente. Obrigada pela gentil visita.

    ResponderExcluir
  4. ola gostaria de saber se tem algum problema eu dar para minha cachorra batata crua?

    ResponderExcluir
  5. Oi. Não. Não é aconselhável. A cenoura sim pode ser oferecida e fazer parte da dieta (raladinha). A batata não.

    ResponderExcluir
  6. Ola, tenho 2 cachorros, e ambos não querem mais comer raçao, já troquei por outras marcas e mesmo assim se recusam a comer, dai acabo fazendo comidinha caseira para eles, além da carne/frango, eu uso tomate, pimetao, cenoura, cebola e alho, e gostaria de saber se isso faz mal a eles.

    ResponderExcluir
  7. Olá! Tenho uma cachorrinha da raça maltês, e gostaria de saber se posso da frango pra ela? Pois, algumas pessoas falam que não pode, que da sarna no cachorro. Isso é verdade?

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Boa Noite! Tenho Um Rottweiler que esta fazendo 1 ano e 3 meses. Estou achando ele um pouco abaixo do peso(32kg). Ja pesquisei e vi que o peso minimo de um Rott macho é de 49Kg. Ele tem muita energia, é muito forte e sadio. Dou a ele a ração Super Premium da Premiatta, mas gostaria de alternar a alimentação com alguma receita caseira e que pudesse aumentar seu peso. Sera que estou sendo um pouco precipitado? Pois ja me disseram que depois de dois anos ele começara a engordar.
    Obrigado pela atenção

    Gustavo Lucena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gustavo, os cães, assim como os humanos têm seu próprio ritmo de desenvolvimento, mas se voc~e observar que ele não está se desenvolvendo bem, procure o site www.cachorroverde.com.br, lá você vai encontrar um vasto estudo sobre alimentação animal natural. Seu cão pode está rejeitando alimentos industrializados.

      Excluir
  10. Boa noite. Vi que na receita acima tem batata, mas soube que ela é tóxica para os cães. Por favor, me esclareça isso. Obrigada. Jamile Bahia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somente batatas cruas. Fique tranquila. Mas, se preferir, utilize a abobrinha.

      Excluir
  11. eu nao tenho como comprar muita ração, o que eu posso fazer

    ResponderExcluir
  12. Meus cães adoram batata doce cozida, gostaria de saber se faz mal...obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim a veterinária nutricionista passou na dieta caseira pro meu filho patudo. E ele adora....

      Excluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. tenho uma maltes e uma shytzu, elas amam ovo cozido. posso substituir uma refeição por ovos cozidos? quantas vezes por semana?

    ResponderExcluir

LICENÇA DE USO

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.