segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Quinto-dedo em cães - o que fazer?




Tudo sobre O “QUINTO” DEDO DO SEU CÃO!
 

O  quinto dedo, também conhecido como o polegar de um cão, refere-se  a um dedo a mais, encontrado no pé da maioria dos mamíferos, répteis e aves. Ele normalmente cresce na parte alta da perna do animal em espécies digitígradas (digitigrade refere-se a um animal que anda sem tocar o chão com seus calcanhares, como um cão, gato ou roedores). Quintos dedos são mais comumente conhecidos em cães e, estes muitas vezes são removidos ainda quando são filhotes. Existem alguns debates, no entanto, o fato é que  sua remoção é necessária.

Compreenda os conceitos básicos

· Ergots em cães. Quase todos os cães têm esses “dedos”na parte interior de suas patas dianteiras e, às vezes, também sobre as patas traseiras. Ao contrário dos dianteiros, os traseiros  geralmente têm pouca estrutura óssea e muscular. Há momentos em que alguns cães até possuem mais de um na mesma pata. Pelo menos um, é normalmente mal ligado à perna e, muitas vezes é removido cirurgicamente.

Se um cão tem dedos adicionais, além dos habituais que é normalmente encontrado em cada perna da frente, será então, considerado como "double-dewclawed".

· Mas qual a sua verdadeira função? Alguns argumentam que eles auxiliam quando  eles tocam o solo fazendo o que os otros fazem com as unhas. No entanto, em algumas araças, eles nunca tocarão ao solo e nesse acso, a unha não vai desgastar, então pode enrolar no pelo e machucar o cão, então, nesses casos, as unhas devem ser aparadas regularmente.
Deve ser removido cirurgicamente? Porque os quintos-dedos são fracos e  mal são ligados a perna de um cão, algumas pessoas argumentam que deve ser removido. Acham  que esses “dedos”podem arrancar a perna do cão ou facilmente pegar em algo perigoso e, consequentemente vir a se quebrar, causando extrema dor e colocando o animal em risco de infecção. No entanto, existem aqueles que também acreditam que a dor da eliminação de um dedo já é muito maior do que qualquer outro risco possível, muitos países tornaram  a remoção desses dedos como um ato ilegal. Há, no entanto, uma exceção para as raças de caça que às vezes rasgam seus quintos-dedos, durante a corrida sobre a vegetação densa.

Mais frequentemente esses quintos-dedos são deixados intactos hoje em dia. No entanto, é importante inspecionar estes "dedos extras" regularmente e manter as unhas cortadas  para evitar o crescimento excessivo e doloroso, uma vez que não se desgastam como as outras unhas do cão. Na verdade, se  as unhas dos quinto-dedos não forem cortadas, tendem a crescer em uma curva, incorporando-se nos plantares das patinhas do cão.

Será que o seu cão tem quintos-dedo? Eles estão  na parte da frente ou em todas as suas quatro pernas? Que cuidados você dá essas unhas extras? Conta pra gente! Para saber mais visitem esse site

26 comentários:

  1. To com filhotinhos de rotweiller de 15 dias, e dos 6 da ninhada 1 tem sexto dedo nas patas traseiras. Sou veetrinária e irei amputar este sexto dedo, pois o mesmo é desarticulado, evitando assim problemas futuros devido ao crescimento da unha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,tbm tenho um Rottweiler que tem 5 dedos numa pata traseira e 6 na outra. O natural é ter apenas 4 dedinhos em cada pata traseira né!? Então no caso do meu ele tem somados 3 dedinhos a mais do comum. Tem algum problema ? Consultei minha veterinária ela me disse que não.

      Excluir
  2. Porquê acontece do cão nascer com 5 dedos nas patas traseiras ?
    É realmente por causa de cruzamento entre parentes ?
    Ou isso não tem nada haver ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como tive 3 filhotes com 5 dedos que nasceram de um Beagle com 5 dedos com uma cadela com 4 mostra que é um gene dominante. Já os problemas decorrentes de cruzamentos consanguíneos são causados pelo aparecimento de características de genes recessivos como por exemplo a hemofilia em humanos. Portanto esse problema especificamente não é causado por cruzamentos entre parentes.

      Excluir
  3. Na última sexta feira, levei minha cachorrinha para remover o 5 dedo das patas traseira. Minha cachorrinha já tem 4 anos mas ela sofria mto pq a unha crescia em anzol e enfiava na carne. O veterinário teve que dar anestesia geral. Ele disse que um dos dedos era articulado. Ele deu ponto interno e externo. Colocamos colar elizabetano mas não adiantou, minha cachorra conseguiu tirar os pontos externo. Hoje, segunda feira ela está mancando, andando com uma patinha suspensa. Estou dando o antibiótico e analgésico. Passo um spray prata. Mas será que tem algo errado? Será que ela ta com muita dor? Pq começou a mancar só depois de 3 dias? Ela não para de lamber. Não sei mais como proteger. Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Na última sexta feira, levei minha cachorrinha para remover o 5 dedo das patas traseira. Minha cachorrinha já tem 4 anos mas ela sofria mto pq a unha crescia em anzol e enfiava na carne. O veterinário teve que dar anestesia geral. Ele disse que um dos dedos era articulado. Ele deu ponto interno e externo. Colocamos colar elizabetano mas não adiantou, minha cachorra conseguiu tirar os pontos externo. Hoje, segunda feira ela está mancando, andando com uma patinha suspensa. Estou dando o antibiótico e analgésico. Passo um spray prata. Mas será que tem algo errado? Será que ela ta com muita dor? Pq começou a mancar só depois de 3 dias? Ela não para de lamber. Não sei mais como proteger. Obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Na última sexta feira, levei minha cachorrinha para remover o 5 dedo das patas traseira. Minha cachorrinha já tem 4 anos mas ela sofria mto pq a unha crescia em anzol e enfiava na carne. O veterinário teve que dar anestesia geral. Ele disse que um dos dedos era articulado. Ele deu ponto interno e externo. Colocamos colar elizabetano mas não adiantou, minha cachorra conseguiu tirar os pontos externo. Hoje, segunda feira ela está mancando, andando com uma patinha suspensa. Estou dando o antibiótico e analgésico. Passo um spray prata. Mas será que tem algo errado? Será que ela ta com muita dor? Pq começou a mancar só depois de 3 dias? Ela não para de lamber. Não sei mais como proteger. Obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Na última sexta feira, levei minha cachorrinha para remover o 5 dedo das patas traseira. Minha cachorrinha já tem 4 anos mas ela sofria mto pq a unha crescia em anzol e enfiava na carne. O veterinário teve que dar anestesia geral. Ele disse que um dos dedos era articulado. Ele deu ponto interno e externo. Colocamos colar elizabetano mas não adiantou, minha cachorra conseguiu tirar os pontos externo. Hoje, segunda feira ela está mancando, andando com uma patinha suspensa. Estou dando o antibiótico e analgésico. Passo um spray prata. Mas será que tem algo errado? Será que ela ta com muita dor? Pq começou a mancar só depois de 3 dias? Ela não para de lamber. Não sei mais como proteger. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Numa farmácia de manipulação de florais , mande fazer um floral com Crab Apple e Arnica. Tudo deve ser feito a base de glicerina a 30 por cento. Misture 6 gotas num pouco de água e, usando uma seringa sem agulha, de na boca 3 vezes por dia. Ela deve melhorar em 3 dias. Se demorar a melhorar, contacte o veterinário de novo. Além de dar na boca, se VC quiser, também pode comprar essa mistura em spray e sprayar na patinha .

      Excluir
  7. boa noite, meu pinsher apareceu com a unha do quinto dedo da pata dianteira com uma pequena marca de sangramento, percebido por um leve "mancar" do animal. quando fui observar, percebi que a unha havia "quebrado" bem na base, ou seja a unha está um pouco posicionada para o lado de fora e não paralela a pata como era.
    o mesmo aparenta não sentir muita dor, vez que deixa tocar na unha e corre e brinca, somente um excesso de lambida no local.
    Como devo proceder? deixar curar só, retirar a unha por completo? grato

    ResponderExcluir
  8. Minha Pincher pegou cria de um cachorro grande, temi que ela morresse no parto, então levei ao veterinário para ela abortar, ele aplicou uma injeção, e ela não abortou, os filhotes nasceram, e hoje notei que, um está trocando de cor, e dois estão com seis dedos. estou começando a me sentir culpado, mas confesso que fiquei aliviado de nenhum nascer com duas cabeças quatro olhos, ou com chifres. ksks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rindo até 2050..
      😂😂😂😂😂
      Mas que bom que estão saudáveis..

      Excluir
  9. minha cachorra criou 4 filhotes porém 1 deles nasceu com 6 dedos nas patas traseiras o que eu faço

    ResponderExcluir
  10. Olá! Boa tarde! Tenho um cão da raça São Bernardo com 4 meses e percebi que ele possui 6 dedos nas patas traseiras.. Ele anda com a patas indicando para fora , os "pés" abertos, sabe? Você indicaria a remoção desse sexto dedo?

    ResponderExcluir
  11. O meu tem essas unhas nas 4 patas e DETESTA cortar as unhas, chegando até a morder e ainda por cima é cheio de pêlo (é um shih tzu), esses 4 dedos extra são um pesadelo na minha vida! Gostava que eles fossem cirurgicamente removidos mas tenho muito medo por causa da anestesia.

    ResponderExcluir
  12. tenho uma cachorra (tipo labrador com viralata) e queria saber pq ela tem aquele dedinho mole de pinscher,saberia me responder?!

    ResponderExcluir
  13. Tenho um cachorro de 11 a unha do quinto dedo dele de uma das patas cresceu em forma de anzol e entrou na carne, agora está inflamado e cheio de pus. Não tenho como leva - lo ao veterinário pois moro no interior e não tenho como transporta'lo.O que eu faço? Estou desesperada pela situação dele.

    ResponderExcluir
  14. Olá oq posso fazer em casa p poder retirar essa unha de dentro da carne??? Minha cachorra tá sofrendo muito com esse dedo a mais e não tenho condições p poder leva lá em um veterinário estou desesperada... Gostaria muito q me ajude a aliviar a dor dela já não sei oq fzr?

    ResponderExcluir
  15. Olá oq posso fazer em casa p poder retirar essa unha de dentro da carne??? Minha cachorra tá sofrendo muito com esse dedo a mais e não tenho condições p poder leva lá em um veterinário estou desesperada... Gostaria muito q me ajude a aliviar a dor dela já não sei oq fzr?

    ResponderExcluir
  16. Olá oq posso fazer em casa p poder retirar essa unha de dentro da carne??? Minha cachorra tá sofrendo muito com esse dedo a mais e não tenho condições p poder leva lá em um veterinário estou desesperada... Gostaria muito q me ajude a aliviar a dor dela já não sei oq fzr?

    ResponderExcluir
  17. Olá oq posso fazer em casa p poder retirar essa unha de dentro da carne??? Minha cachorra tá sofrendo muito com esse dedo a mais e não tenho condições p poder leva lá em um veterinário estou desesperada... Gostaria muito q me ajude a aliviar a dor dela já não sei oq fzr?

    ResponderExcluir
  18. Olá oq posso fazer em casa p poder retirar essa unha de dentro da carne??? Minha cachorra tá sofrendo muito com esse dedo a mais e não tenho condições p poder leva lá em um veterinário estou desesperada... Gostaria muito q me ajude a aliviar a dor dela já não sei oq fzr?

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Eu comprei dois samoiedas e só hoje percebi que um possui esse dedo entra em todas as patas...

    Estou preocupado... Já que é uma anomalia então ela não vai poder ter filhote?

    ResponderExcluir
  21. Ola eu tenho um lhasa e a unha do quinto dedo dele esta grande posso cortar com alicatinha humana?

    ResponderExcluir
  22. Oi a quinta unha da minha cachorra tá solta se a gente mexe na para para olha ela grita de dor o que fazer

    ResponderExcluir

LICENÇA DE USO

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.