quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Pneumonia aspiratória e o perigo das seringas

Somente profissionais podem fazer esse procedimento, nós leigos, nunca!
(texto traduzido)

 

A pneumonia por aspiração, é uma condição onde os pulmões tornam-se inflamados e infectados por aspiração de substâncias, incluindo vômito, alimentos, corpos estranhos e do ácido gástrico regurgitado.
 A gravidade da condição depende do material tenha sido aspirado, e das  bactérias  que estão presentes e da quantidade do material aspirado para dentro dos pulmões.
Essa condição é mais comum em cães do que em gatos. Filhotes recém-nascidos têm um maior risco de pneumonia aspirativa, especialmente se eles são alimentados com mamadeira ou aqueles com uma fenda palatina.

Causas

Pneumonia de aspiração pode ser resultante de distúrbios que afectam negativamente as vias respiratórias do animal, incluindo doença da faringe ou laringe (que é a parte posterior da garganta), esófago, estômago ou  intestinos.

Estas doenças podem incluir a paralisia da laringe, o refluxo gastroesofágico (também chamado de DRGE), megaesôfago , tumores, paralisia do mecanismo complexo engolir, esofagite (um nome fantasia para a inflamação do esôfago),  absorção de saída do pilorico ou trauma. Absorção de saída pilórica significa que o estômago não pode esvaziar adequadamente.
Não é o ato de vomitar que diretamente provoca pneumonia aspirativa.
A indução da anestesia geral é também um gatilho para este tipo de pneumonia. Normalmente,  para evitar a pneumonia por aspiração é colocado um tubo. Mas às vezes os animais podem sofre refluxo antes ou depois que o tubo está no lugar. E, infelizmente, alguns veterinários realizam a cirurgia sem tubos traqueais, aumentando drasticamente os riscos.

Outros disparadores podem ser a aspiração de fumo, óleo mineral, querosene, gasolina, ou qualquer outro produto químico corrosivo. Os distúrbios causam um estado de consciência alterada, tais como distúrbios convulsivos o que alumenta muito os riscos de aspiração de fluidos. Outro fator também importante é o Vômito crônico que pode colocar um cão em um maior risco de desenvolver pneumonia por aspiração.
Acredite ou não, uma causa muito comum de pneumonia por aspiração é o costume da administração de medicamento líquido  administrado por sonda ou, através de uma seringa de dose. Qualquer líquido que é dado por meio de seringa, se medicação ou comida, não deve ser dado mais rápido do que o animal pode engolir, pois o risco de pneumonia por aspiração torna-se muito elevado.

Os sintomas

Os sintomas de pneumonia por aspiração incluem dificuldade em respirar,  de engolir, tosse, febre, corrimento nasal, respiração rápida, aumento da frequência cardíaca, intolerância ao exercício, vômitos, regurgitação, perda de apetite e letargia.

Diagnóstico e Tratamento

Diagnóstico de pneumonia por aspiração é feito através de um exame físico completo por um veterinário. O seu veterinário irá fazer a palpação abdominal, radiografia de tórax, hemograma completo, bem como um perfil de química completa.
O líquido pode ser removido dos pulmões para verificar a presença de bactérias através da cultura e testes de sensibilidade, bem como a citologia.
A pneumonia por aspiração é uma condição com risco de vida e pode exigir vários dias ou mais receber nada de cuidados intensivos. Se possível, a aspiração das vias aéreas deve ser realizada imediatamente a seguir à inalação de partículas estranhas. Se o animal está em desconforto respiratório, o oxigênio será dado. Se houver desidratação ou choque presente, esses sintomas serão tratados com um gotejamento IV.
Até que um diagnóstico é feito, o animal não deve receber nenhuma medicação administrada por via oral, especialmente em casos agudos de pneumonia por aspiração. 
Se a recuperação é lenta, como no caso da paralisia do esófago, a assistência médica contínua será necessária até várias semanas. Uma vez que o estado do cão é estável, o exercício leve pode estimular a expectoração ou tosse para ajudar a limpar as vias aéreas.
Infelizmente, um animal de estimação que sofreu de pneumonia por aspiração tem um prognóstico ruim, mesmo com o tratamento. Portanto, é imperativo se concentrar em prevenir o problema para que nunca aconteça e, consultando um veterinário imediatamente se você sentir que seu animal de estimação pode ter aspirado algo.

Cuide do seu animal, "Quem ama, cuida!"

2 comentários:

  1. Me ajudem!!! Meus gatos inalaram óleo vegetal e estão ofegantes, com a respiração dificultada e sem quererem se alimentar! Já levei ao vet, eles ficaram internados, fizeram nebulização e estão em tratamento com antibiótico, mas não melhoram do quadro... Não sei mais o que fazer!! Vocês podem me dar alguma luz?

    ResponderExcluir
  2. Ola meu gatinho aspirou agua pelo fucinho o que eu faço?

    ResponderExcluir

LICENÇA DE USO

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.