quinta-feira, 29 de julho de 2010

A importância da escovada!



É  grande a importância  de escovar bem o pelo do seu cão, indo muito além de catar pulgas e carraptos, tendo grande relação com o temperamento do animal. Muitos donos chegam ao pet com animais tão "embolados" que muitas vezes, a melhor opção é a tosa radical, algo que consideramos agressivo mas em sua maioria, extremamente necessário e que poderia ter sido evitado.

Os cães que demonstram comportamento muito ansioso, que se lambem muito, choramingam, latem muito quando ficam sozinhos, ou destroem a casa também vão encontrar enorme alívio no estresse pela separação através da rotina de ser escovado. Cães que morrem de medo de barulhos de trovão, fogos, vento e outros sons assustadores vão ganhar muito tempo no processo de dessensibilização -  Cães hiperativos aprendem a relaxar, a ficarem contidos e quietos por alguns minutos enquanto ganham carinhos especiais. Aprendem que são valorizados quando ficam calmos e não quando estão pulando, mordendo, ou tentando nos colocar a nocaute.
Cães que precisam passar por banho e tosa em pet shops também se beneficiam, pois aprendem a se comportar com os donos e acabam relaxando na mão do banhador e tosador, facilitando a vida dos profissionais e conseqüentemente a deles também. Isso sem contar que não vão chegar na loja cheios de bolos e nós no pêlo que sempre dão trabalho extra e alguns puxões desagradáveis no pêlo.
Filhotes aprendem a relaxar e apreciar o contato com humanos.
Cachorros velhinhos se beneficiam com a melhora na circulação periférica e muitos demonstram uma melhora nos sintomas das dores que aparecem com as doenças típicas da velhice.
Um cachorro que é escovado com gentileza, e é massageado todos os dias, se sente muito mais apreciado, valorizado e amado por seu dono.
Quando Escovar:
A rigor cães de pêlo longo precisam ser escovados todos os dias, e os de pêlo curto uma vez por semana para ajudar a eliminar os pêlos mortos e diminuir aquela pelaria que fica voando pela casa.

Ao contrário do que muita gente pensa, o pêlo curto pode ser muito mais difícil de limpar do que o pêlo longo. Isso porque normalmente cães de pêlo curto soltam muito mais pêlo do que os cães de pêlo longo. Além disso, o pêlo curto costuma ficar “espetadinho” na trama do tecido e é muito mais difícil de ser removido

Uma rotina de contato físico é muito importante para o animal, assim, o ideal é escová-lo todos os dias, nem que seja só por uns 10 ou 15 minutos, aproveitando para dar atenção, carinho, e fazer muita massagem para um relaxamento.
Escove primeiro  no sentido que cresce o pêlo; depois, no sentido contrário do pêlo, e mais alguns minutos no sentido dos pêlos novamente. Encerre com uma boa massagem usando os  dedos
Atrás das orelhas, atrás das patas e a cauda costumam embolar mais e por isso merecem maior atenção.



Se o pêlo estiver embolado use um fluido desembaraçador, aplicando na parte  embolada e com nós. Massageie os pêlos com os dedos espalhando bem o fluído. Sempre escove os pêlos embolados da raiz para a pontinha, pois isso ajuda a ir desfazendo os nós aos poucos, com cuidado para não dar puxões e causar dor e desonforto. Se for preciso aplique mais um pouco do fluído até o nó ficar inteiramente desfeito.


Caso o pelo esteja muito embolado é aconselhável levá-lo a um profissional competente. Não tente cortar os bolos em casa, pois existe o risco da pele do cão estar presa no meio do bolo de pêlos aumentando o risco de machucar o seu animal


Durante a escovação veja se o animal possui pulgas, carrapatos  e também carocinhos, cortes e arranhões, ou mesmo se tem algum lugar onde a pele está avermelhada ou ‘esquisita”. Se encontar alguns desses elementos, leve-o ao veterinário para cuidar dele o quanto antes. Caso o aniaml tenha algum problema de pele, converse antes com o seu veterinário para se certificar da frequencia da escovação, o tipo de escova que deverá ser utilizada, e não compartilhe, nesse caso, esta escova com outros cães da casa.
"A saúde da pele e do pêlo do seu amigão é muito mais importante do que simplesmente ter uma aparência bonita e lustrosa. A pele e o pêlo do seu cão é uma importante barreira contra agentes agressores externos, uma proteção importante. Uma dieta equilibrada e de qualidade, banhos com produtos próprios para as necessidades do bichão, a escova correta, e carinho, muito carinho, fazem o cachorro ficar mais feliz, bonito e saudável.
A terapia da escovação é tão importante para os cães de pêlo longo como para os cães de pêlo curto. É muito importante para os cães e, se nós humanos formos espertos, a terapia de escovação será muito importante para a nossa saúde também. Afinal este será um momento de relaxamento para nós, onde podemos concentrar nossa mente na troca de energia mútua, com um bichinho que tem tanto carinho para nos dar. Não é a toa que nos países onde os cães são usados como terapeutas em asilos, orfanatos e hospitais, uma das atividades que mais traz benefício para os humanos deprimidos ou doentes é justamente escovar um bichinho de estimação." (BitCão.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LICENÇA DE USO

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.